sábado, 19 de dezembro de 2009

CEIA DE NATAL


A palavra ceia tem como significado a refeição que se toma à noite, sendo geralmente a última de cada dia. Já a Ceia de Natal é uma festa de família, onde todos compartilham da mesma refeição com alegria, prazer e vida. E essencialmente um meio de união nos lares das famílias cristãs, a festejar a data do nascimento de Jesus.

A Ceia de Natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas próprias receitas “secretas” para a Ceia de Natal, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais, como peru e chester.

À meia-noite fazem-se orações, cantam-se músicas natalinas e, quase sempre, dentre elas a mais célebre e conhecida Noite Feliz. Entre emoções, recordam-se os ausentes e os que se foram para sempre, Os pensamentos voam distantes, relembrando nossos entes mais queridos. A amizade e o lado bom do ser humano é exaltado em palavras carinhosas e cheias de virtudes, entremeadas de abraços, sorrisos e beijos, quando também não faltam lágrimas de emoção ou de evocação...
E o espírito de Natal, tornando os corações mais sensíveis e humanos, doces e suaves, compreensíveis e generosos, amigos e solidários, tolerantes e amorosos!
Parece que nesses preciosos instantes o Cristo está mais junto de todos, mostrando seu magnífico exemplo de caridade, humildade, sacrifício e amor ao próximo.
Como seria maravilhoso se o comportamento humano fosse, durante o ano todo, igual ao do Natal, revivendo a paz, a harmonia, a compreensão, o amor e a profusão de bons sentimentos!

A mesa, geralmente. é farta, com iguarias raras. As frutas secas, de origem européia, dão um sabor diferente à ceia. São nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, figos secos, sem falar dos bons vinhos... . As comidas cheias de sabor, parece que só possuem aquele sabor nas festas natalinas...

O bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje, principalmente no Natal e na Páscoa, as datas mais expressivas da religião católica, onde se comemoram o Nascimento e a Ressurreição de Cristo.
No centro da mesa são colocadas velas e enfeites natalinos. No mesmo ambiente vê-se também a arvore de Natal, com bolas multicolores e lâmpadas em forma de velas que, iluminadas, dão um ar festivo e aconchegante.
As velas simbolizam a luz, a chama viva, iluminando a existência, o caminho, eliminando as trevas, dando a claridade e o calor...
Luz que é vida; Luz verdadeira que, vinda este mundo ilumina todo homem; Deus é Luz e Jesus Cristo é esta Luz. Jesus Cristo é Luz:, Sol e Esplendor.
Assim, acendendo a vela de Natal, simboliza-se Jesus, Luz do mundo e Luz dos povos, Luz: das próprias vidas. Cristo disse:
"Vós sois a luz do mundo... que vossa luz brilhe diante dos homens, para que vendo vossas boas obras glorifiquem o Pai que está nos Céus" (Mateus 5. 14-16).

E a todos um FELIZ NATAL e um 2010 de muita Paz, Saúde, Amor e Realizações


2 comentários:

Andréa Potsch disse...

OI Germana,
Tenho um selinho no Aromas e Sabores para você. Passa lá!
bjs

Pizzeria 1900 disse...

Sortearemos um serviço de buffet p/ 30 pessoas quando atingir 1900 seguidores no dia que o ganhador escolher, basta seguir o twitter: www.twitter.com/1900pizzeria