sábado, 19 de dezembro de 2009

BACALHAU DE FORNO FESTIVO


Bacalhau de forno festivo

2kg bacalhau do Porto dessalgado

6 batatas cortadas em fatias grossas

6 cebolas cortadas em fatias grossas

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

1 pimentão verde

4 dentes de alho com cascas amassados

Mix de pimenta do reino em grãos a gosto

100g azeitonas pretas

150g damascos

100g nozes

Azeite

Em uma travessa refratária coloque camadas de cebolas, batatas, bacalhau em lascas graúdas, pimentão, alho, pimenta e as azeitonas. Regue com bastante azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido até as batatas ficarem cozidas. Retire o alumínio e adicione os damascos e volte ao forno por uns 15 minutos. Quando for servir adicione as nozes.


Presunto bêbado com geléia de pimenta

Presunto de uns 4 a 5 quilos

200ml suco de laranja

1 lata de coca cola

½ vidro de mel karo

200g de açúcar mascavo

Cravo da índia

Faça uma mistura de +/- 300ml de whisky, rum, conhaque, vodka, cachaça, Gim, (as bebidas que tiver em casa você coloca até formar os 300ml).

1 vidro de geléia de pimenta

1 vidro de pimenta biquinho

Com uma faca afiada, retirar a pele grossa que envolve o presunto e parte da gordura, deixe de molho em água com limão por umas 3 horas. Arrumar em uma assadeira com a parte mais gordurosa para cima, regar com o suco de laranja, o mel e a coca-cola. Levar ao forno com papel alumínio para assar contando 20 minutos para cada quilo de presunto, sempre regando ele. Retirar do forno, escorrer toda a gordura derretida. Depois, fazer vincos fortes com uma faca, formando losangos na parte de cima do presunto. Cobrir tudo com açúcar mascavo, apertar bem com as mãos. Enfiar um cravo em cada losango. coloque por cima a mistura das bebidas e voltar ao forno para dourar. Quando tirar do forno e esfriar um pouco, coloque a geléia de pimenta por cima. E enfeite nos losangos com pimenta biquinho. Sirva com um purê de banana da terra. Enfeite o prato com fios de ovos, figos, pêssegos e abacaxi em calda.

Vou ficar devendo a foto do presunto

2 comentários:

Anônimo disse...

Mana, esse bacalhau é dígno de ceia de Natal mesmo!!! Estava muito bom
Vc é mto caprichosa
Beijo
Alexandra

leo disse...

tia... esse presunto parece ser muito bom!!
bjusss